“Os homens agem sobre o mundo, modificando-o e são, por sua vez modificados pelas consequências de sua ação.”
B. F. Skinner
Considerando o conceito de inteligencias múltiplas, tenho como objetivo estimular as potencialidades e desenvolver as habilidade emocionais, sociais e cognitivas (raciocínio lógico, habilidades linguísticas verbais e não-verbais, sociabilidade, interação, criatividade, imaginação, coordenação motora, atenção/concentração, etc.) por meio da integração, utilizando atividades lúdicas.
O grupo destina-se ainda, à crianças com atraso no desenvolvimento, envolvendo diagnósticos como: Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, síndrome de asperger e deficit intelectual. A terapia em grupo infantil é realizada sob a supervisão da psicóloga Amanda Sanchas Ferreira Jorge
Diante do exposto, faz-se positiva a intervenção grupal, em alguns casos como os descritos anteriormente, pois transmite em espaço terapêutico, ambientes sociais vivenciados no dia a dia da criança, o que possibilita modelagem de comportamento em ambiente seguro, para aquisição de novo repertório comportamental.
É necessário lembrar que a inserção em grupo terapêutico infantil, se dá após cautelosa triagem e por decisão do profissional responsável pelo caso, com anuência do responsável pelo paciente. Muitas vezes a intervenção grupal é associada à atendimentos individuais, variando em decorrência do plano terapêutico de cada criança.