Endocardite Bacteriana em Endodontia: Riscos e Prevenção
A endocardite bacteriana é uma infecção rara, mas grave, que afeta o revestimento interno do coração, geralmente em pessoas com valvopatias ou doenças cardíacas estruturais. No contexto da Endodontia, a preocupação surge devido ao risco de bactérias provenientes de infecções dentárias, como as de canais radiculares, atingirem a corrente sanguínea e alcançar o coração, causando essa condição.
Pacientes com histórico de endocardite, próteses valvulares ou doenças cardíacas específicas estão mais suscetíveis a infecções bacterianas, incluindo as provenientes de tratamentos dentários invasivos. Durante procedimentos endodônticos, como a limpeza e modelagem do canal radicular, pode haver a liberação de bactérias da cavidade oral para a corrente sanguínea.
Esses sintomas podem indicar uma reação alérgica ou sensibilidade a algum componente da nova fórmula, como o fluoreto de estanho, flavorizantes ou conservantes. Caso perceba algum desses efeitos, é recomendado interromper o uso do produto e procurar um dentista ou médico. A Anvisa segue monitorando os relatos e incentiva os consumidores a reportarem eventuais reações adversas.
A profilaxia com antibióticos é indicada para aqueles com condições cardíacas específicas, como válvulas protéticas ou histórico de endocardite. A escolha criteriosa do tratamento endodôntico, com rigorosa assepsia, também é fundamental na prevenção da endocardite bacteriana.
Além disso, a comunicação entre dentistas e cardiologistas é essencial para garantir a segurança do paciente, com a devida avaliação do risco e a implementação das estratégias preventivas mais adequadas.
– Graduada pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES;
– Pós-graduada em Endodontia- ABO Santos;
– Pós-graduada em Harmonização Orofacial (HOF);
– Estética dental.
-Graduado pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES
-Especialista em implantodontia
-Professor dos Cursos de Pós-Graduação em implantodontia – UNIMES
-Membro efetivo do GSPI – Grupo Santista de Professores em Implantodontia