OS 10 SEGREDOS PARA A SAÚDE BUCAL
Escovação, uso do fio dental, e visitas regulares ao dentista são fundamentais para a manutenção da boa saúde oral. Mas sua saúde bucal completa e bem-estar estende-se para além destas três coisas básicas. Neste post, vou contar 10 segredos que ajudarão você a alcançar a saúde dental ideal, e se sentir melhor, também!
USE UMA ESCOVA MACIA
A melhor escova de dentes para se usar é a com cerdas macias e uma cabeça pequena para espaços de difícil acesso. Dependendo de quão vigorosamente você escova os dentes e ainda utilizando escovas de dente de tamanho médio com cerdas duras você pode estar causando danos em sua gengiva, superfície da raiz, e o esmalte de proteção do dente.
NÃO ECONOMIZE COM PASTA DE DENTE
Economizar em creme dental pode trazer-lhe problemas. Uma paciente ligou em pânico porque as gengivas pareciam estar em chamas e machucadas o tempo todo. Depois de passar algum tempo falando com ela sobre novos produtos que ela estava usando ou hábitos que tinha desenvolvido, descobrimos que ela comprou recentemente um creme dental com sabor de canela que ela encontrou em oferta na farmácia. Utilize as marcas conceituadas e aprovadas.
AGUARDE UM TEMPO PARA ESCOVAR OS DENTES
Alimentos e bebidas ácidas podem remover a película protetora que a saliva proporciona em seus dentes e escovar imediatamente poderia ocasionar desgastes com o tempo e provocar sensibilidade nos dentes.
Então, espere cerca de uma hora antes de escovar, ou, se você não pode esperar, faça um bochecho com água depois de comer para diluir os ácidos.
MASCAR CHICLETES SEM AÇÚCAR
Qualquer chiclete sem açúcar vai contribuir para aumentar o fluxo de saliva, o que vai ajudar a remover as bactérias causadoras de cáries. E pesquisa sobre chicletes com xilitol (é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais), mostra que pode ajudar a remineralizar os dentes.
DENTES NÃO SÃO FERRAMENTAS
Os dentes são feitos para uma coisa e apenas uma coisa: mastigar seu alimento. Já aconteceu de um colega dentista cometer o erro de querer “decapar” um fio com os dentes o que resultou em um dente da frente lascado! E não demorou muito para danificar seus dentes, então não se esqueça de deixar seus dentes para mastigar, e deixar o resto para sua caixa de ferramentas.
PREENCHER OS ESPAÇOS
Um dente perdido pode causar uma cascata de eventos. Os outros dentes podem deslocar-se para preencher o espaço, e podem inclusive se soltar do osso. Isto pode levar a uma maior perda de dente, o que resulta em problemas para comer e digestão dos alimentos. Além disso, o osso maxilar começa a deteriorar-se aumentando “a idade” de sua estrutura facial, causando um olhar afundado. E o desgaste adicionado em sua mandíbula pode ter impacto na saúde de sua articulação temporomandibular (ATM).
Então, recuperar a falta de dentes é fundamental. Um dentista pode substituir dentes ausentes de três maneiras:
1. Os implantes dentários são tipicamente o melhor, porque eles têm a aparência mais natural, não envolvem tratamento de dentes adjacentes e ajudam a manter a estrutura óssea facial.
2. A ponte fixa “ponte” na lacuna deixada por um dente faltando, sendo uma coroa em ambos os lados do espaço vazio e uma prótese no meio.
3. Uma prótese parcial fixada em seus dentes remanescentes e que é removível.
EXERCÍCIOS PARA A GENGIVA
Pesquisas mostram que a nossa saúde geral e saúde bucal estão conectados e o controle de peso e exercícios contribuem para a saúde global. Por esta razão, muitos pesquisadores acreditam que ficar em forma pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver a doença gengival.
Desde que a doença gengival está relacionada com outras doenças, como doenças cardíacas e diabetes, há ainda mais razões para cuidar de si mesmo através de dieta e exercício. Pesquisadores da Universidade Case Western Reserve de Medicina Dentária descobriu que pessoas de peso normal que se exercitam regularmente e mantem uma dieta saudável são 40% menos propensos a desenvolver a doença periodontal.
Especialistas em periodontia e cardiologia avaliaram 120 estudos publicados e outros dados sobre a ligação entre o coração e a saúde dental. Eles desenvolveram um relatório de consenso, que foi publicado no Journal of Periodontology e do American Journal of Cardiology. Muitos dos estudos revisados descobriram que a doença periodontal é, por si só, um fator de risco para doença arterial coronariana e poderia estar ligado a acidente vascular cerebral; enquanto outras pesquisas encontraram uma ligação direta entre artérias obstruídas nas pernas e doença gengival.
ESCOLHA ALIMENTOS COM AÇÃO “DETERGENTE”
Existem muitos alimentos que promovem a saúde dental, mas também há muitos que podem colocar a sua saúde dental em uma espiral fora de controle. , Alimentos naturais crocantes, como cenoura, aipo e maçãs agem como “detergente da comida.” Seu alto teor de água dilui os açúcares naturais e estimula o fluxo de saliva. Mas tenha muito cuidado com os alimentos que são crocantes e pegajosos (e processados), Tais como aqueles muito doces ou pirulitos, pois eles contêm
grandes quantidades de açúcar e podem aderir aos dentes, o que serve de combustível para o crescimento das bactérias e deterioração rápida dos dentes.
Seja cauteloso quando comer laranjas, limões, tomates e outras frutas ácidas. Embora estes alimentos forneçam nutrientes ao seu corpo, o que eles contêm de ácido pode causar sérios danos ao seu esmalte do dente. Comê-los com outros alimentos ajuda a minimizar os efeitos do ácido.
Considere uma dieta para manter seus dentes brancos. Amoras, vinho tinto, molho de soja, coca cola, chá e café vão manchar os dentes brancos e brilhantes. Se você quiser dentes mais brancos, você pode querer evitar esses alimentos ou fazer um bochecho com água imediatamente após o consumo.
Também considere o uso de um canudo quando você bebe bebidas de coloração.
O AMOR DEIXA SEUS DENTES SAUDÁVEIS
O que o amor tem a ver com sua saúde bucal? Tudo, como se constata.
Pesquisas mostram que as fortes relações com os outros ajudar a manter-nos responsáveis para a nossa saúde não importando se é apenas em relação a um grande amigo, um vizinho, um parente ou um parceiro de vida.
Um estudo de 2011 no Journal of Clinical Periodontology examinou a relação entre a rede social, apoio social e doença periodontal entre adultos mais velhos. O estudo constatou que havia uma ligação entre a saúde periodontal e a força das relações sociais.
Assim, não só se conectar com as pessoas é importante para a sua saúde emocional geral, como também é fundamental para a saúde da sua boca.
LEVE A SÉRIO OS CONSELHOS DE SEU DENTISTA.
Nós brincamos em nossa Clínica que temos bola de cristal, pois os pacientes dizem que podemos prever o futuro. Você não acreditaria quantas chamadas que recebemos dos pacientes que admitem ter ignorado nossos conselhos que vão a algo como isto: “A Dra me disse que este dente precisaria de uma coroa, e ela
estava certa. Ele só quebrou quando eu estava comendo um pedaço de pão! ”
Há muitas razões para você decidir não seguir os conselhos do seu dentista.
Tempo e as restrições financeiras estão geralmente no topo da lista. Mas antes de tomar uma decisão, pelo menos, considere os riscos. Nós nunca saberemos exatamente como um dente vai quebrar, e quando isso acontecer, ele pode quebrar de uma maneira que pode requerer um tratamento para além de uma coroa, que vai custar-lhe mais incômodo e custo.
– Graduada pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES;
– Pós-graduada em Endodontia– ABO Santos;
– Pós-graduanda em Harmonização Orofacial (HOF);
– Estética dental.
-Graduado pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES
-Especialista em implantodontia
-Professor dos Cursos de Pós-Graduação em implantodontia – UNIMES
-Membro efetivo do GSPI – Grupo Santista de Professores em Implantodontia